Menu
portugal

Atividade

Oficina “Mostre que é possível". Dinâmica para produção de documentários criativos e de baixo custo”, com coletivo LabCine. Senac Centro, 15h às 18h, Unidade Severino Ramos, sala 2001/ Lab de Vídeo -2º andar.

Data: 22/04 | 15:00
Duração: 3h
Anfitrião: Senac

Sobre a atividade:

Das 15h às 18h, (22/4) no Senac Centro, em Teresina, R. Barroso,1111, sala 2001/Laboratório de Vídeo - Unidade Severino Ramos -  2º andar

O LabCine é um selo de produção audiovisual que tem como principal foco o fomento à produção e formação de uma cultura audiovisual dentro do Piauí. Nos dividimos entre uma Comunidade para compartilhamentos de ideias e projetos e dos núcleos que se formam a partir dessas trocas nessa comunidade, onde produzimos diversos conteúdos audiovisuais (clipes, filmes de arte, curta metragens, aulas, palestras, cine debates, grupos de leitura, workshops, etc). Os Núcleos de Produção já somam mais de 8 produções, algumas premiadas e outras selecionadas em mostras e festivais em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Brasília, Pará e Piauí.

A oficina para o DMC é uma atividade prática de produção onde será apresentada a dinâmica LabCine com base na “estética das equipes”, definida como um processo de implosão das noções de hierarquia e de funções técnicas fechadas na produção fílmica. Uma forma de produção de cinema pós-industrial, explicada por Migliorin (2011) como “a forma de cinema composta de intenções, encontros, performances, compartilhamentos - e não de roteiro e realização, como prevê a lógica industrial”. Traremos o passo a passo da nossa forma de produz

O Coletivo Lab Cine incentiva grupos a realizarem suas próprias produções audiovisuais desconstruindo a ideia de cinema industrial hegemônico que impõe, priva e invisibiliza produções que não atendem a seus padrões estéticos e de linguagem. A atividade mostra como retratar temas sociais relevantes e gerar identificação entre o público retratado a partir de uma dinâmica de produção de baixo orçamento sem perder a técnica e entendendo e criando suas nossas próprias formas de fazer filme.

A oficina vai mobilizar produtores de audiovisuais, cineastas e pessoas com interesse na prática cinematográfica em geral, além de alunos do ensino médio de escolas públicas.

 

Sobre o Inspirador:

inspirer

Laboratório e Núcleo de Produção Audiovisual LABCINE

O Laboratório e Núcleo de Produção Audiovisual - LabCine, é um selo que surgiu em 2015 como um coletivo de produção amador para a realização de Trabalhos de Conclusão de Curso em forma de Documentário de estudantes do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em grupo. Depois do processo de formação prática em audiovisual de seus primeiros membros e a chegada de novos, o LabCine adquiriu como ideia central, o fomento à vontade de construir uma Cultura Cinematográfica Independente no Piauí.
Atualmente, o Selo se divide em dois eixos centrais:
Eixo 1 - Comunidade LabCine: fórum/chat virtual (grupo no WhatsApp e Facebook), no qual, pessoas interessadas em discutir, estudar e desenvolver projetos de audiovisual se encontram, trocam ideias e informações sobre audiovisual.
Eixo 2 - Núcleos de Produção: são os frutos da Comunidade LabCine, em que grupos que se formam a partir dos fóruns se fortalecem enquanto produtores e realizadores independentes. Através de grupos de estudos teóricos e práticos, discussões, cine debates e realização de obras audiovisuais, esses núcleos buscam a profissionalização da produção e também, o estabelecimento/desenvolvimento de uma Identidade Audiovisual Piauiense, Nordestina, Brasileira e Latino-americana.

Oficina “Mostre que é possível". Dinâmica para produção de documentários criativos e de baixo custo”, com coletivo LabCine. Senac Centro, 15h às 18h, Unidade Severino Ramos, sala 2001/ Lab de Vídeo -2º andar.

Data: 22/04 | 15:00
Duração: 3h
Anfitrião: Senac
Endereço: Av. Campos Sales, 1111
Encerrado dia 23/04/19

Conheça a agenda completa
do DMC


Acesse agora

Acesse as novidades
da sua região


Acesse o Blog