Menu
portugal

Atividade

[PROJEÇÃO DE FILMES COM DEBATE] Hospedaria + A Praia

Data: 23/04 | 21:30
Duração: 1h
Anfitrião: Land Porto Coworking

Sobre a atividade:

HOSPEDARIA, 20m

Uma antiga hospedaria, situada no centro do Porto, serviu, durante muitos anos, a albergue de gente com poucas posses, a prostitutas e gente de passagem que fez daquele local residência mais ou menos prolongada. No final de 2013 a inquilina, que subalugava os quartos, entregou a chave ao proprietário. Nos 14 quatros que compõem o edifício por deixado para trás quase tudo, desde camas por fazer a todo o tipo de objectos, como brinquedos, cartazes, cadeiras e escadotes, roupas e sapatos nos armários. O que se propõe neste projecto é fazer de novo regressar o quotidiano à hospedaria. Deixou, essencialmente memórias que projectamos no tempo e no espaço, ecos e sons, imagens do vazio e abandono de um espaço que já não é habitado.

A PRAIA, 20m

Na sociedade actual somos diariamente invadidos por imagens de corpos bonitos e jovens. Os corpos mais velhos são escondidos e esquecidos como se estivessem impregnados de negatividade. Neste filme somos confrontados com esses corpos, desnudos e felizes, no dia-a-dia de uma praia da região de Lisboa. Afinal, não serão estes corpos bonitos, alegres, plenos de vida? Porque recusamos rever-nos nesses corpos, se estes são afinal o testemunho de uma longa e rica vivência? Em A Praia, os idosos regressam à vida activa, abandonam os espaços de sofrimento e solidão, de desprezo e menosprezo a que se foram tristemente habitando nas sociedades contemporâneas. Divertem-se, brincam, nadam, correm. Voltam a  ser gente como toda a gente. Um diário escrito por uma criança e datado de 1992 remete-nos para o tipo de ambiente que se vivia na hospedaria. Será o ponto de partida deste filme, onde a sonoplastia se misturará com as imagens dos espaços vazios e deixados à pressa.

http://www.reddesertfilms.com

https://www.facebook.com/reddesertfilms/

Sobre o Inspirador:

inspirer

Pedro Neves

Nasceu em Leiria em 1977. É documentarista.
Estudou no Porto, onde concluiu uma pós-graduação e um mestrado em Cultura e Comunicação, variante Documentário, com uma dissertação sobre o documentário dos anos da Revolução de Abril.
Em 2007 frequentou um curso de realização de documentários na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San António de los Baños, Cuba.
Em 2008 fundou a produtora Red Desert Films. Venceu nove prémios com os filmes que realizou. Foram exibidos na RTP, Canal PLus France, canal Plus Afrique ou TVCine e entraram na competição em mais de 40 festivais nacionais e internacionais, como Clermont-Ferrand, Guadalajara, Doclisboa, Documenta Madrid, Curtas Vila do Conde, Festival de Curtas de São Paulo, Porto Post Doc, Festival de Salónica, CPH:DOX, entre outros. Da sua filmografia, destacam-se os documentários “a olhar o mar” (89’, 2007), “En la Barberia” (6’, 2007), “Os Esquecidos” (63’, 2009), “Desencontros” (39’, 2010), “Água Fria” (14’, 2011), “A Raposa da Deserta” (85’, 2014) e “Hospedaria” (20’, 2014). Em 2014 finalizou o documentário “Acima das Nossas Possibilidades” (43’), integrado no Projecto Troika e, com Boaventura Sousa Santos, realizou a curta-metragem “Conversas do Mundo”. Em 2015 produziu e realizou o filme “Bairrismos” (61’). Já em 2016 realizou a curta-metragem documental “A Praia” e a longa “Tarrafal”, estreada no Porto Post Doc e com International Premiere no CPH:DOX, na Dinamarca. Em 2018 produziu o documentário de Melanie Pereira “Aos Meus Pais” (Doclisboa 2018), o documentário “Geni”, de Luís Vieira Campos (Porto Post Doc 2018), produziu e fez a direção e fotografia da longa-metragem Bostofrio, de Paulo Carneiro, com estreia no Indie Lisboa, e realizou a curta documental Náufragos, a convite do Festival de Vila do Conde, onde foi World Premiere.

[PROJEÇÃO DE FILMES COM DEBATE] Hospedaria + A Praia

Data: 23/04 | 21:30
Duração: 1h
Anfitrião: Land Porto Coworking
Endereço: Rua do Rosário 294, 4050-522 Porto
Encerrado dia 23/04/19

Apoio:


Conheça a agenda completa
do DMC


Acesse agora

Acesse as novidades
da sua região


Acesse o Blog