Menu
portugal

Atividade

Criativos na Escassez e na Abundância, das 18h às 19h. A imersão do arquiteto Áureo Tupinambá, o mindset do psicanalista Cássio Miranda, o grafite de WG e os mapas afetivos do Coletivo in.Surge,

Data: 22/04 | 18:00
Duração: 1h
Anfitrião: Senac

Sobre a atividade:

Dentro dos Cases Criativos e Inclusivos, das 18h às 19h, o DMC Teresina vai abordar a "Criatividade na Escassez e na Abundância" com quatro convidados incríveis, teremos o trabalho do grafiteiro WG,  os mapeamentos afetivos de Teresina relaizados  pelo Coletivo In.Surge, a imersão do arquiteto Áureo Tupinambá Jr e o mindset do piscólogo e psicanalista Cássio Eduardo Miranda. 

Sobre Cássio Eduardo Soares Miranda 

Graduado em Psicologia e Filosofia, é professor da UFPI. Mestre e doutor em Letras e Doutor em Psicologia. É pós-doutor em Análise do Discurso e psicanalista.

Sobre Áureo Tupinambá

Arquiteto, sócio proprietário do escritório Casa Porã. Integrou, no Piauí, a equipe do projeto AGT, A Gente Transforma de Marcelo Rosembaum, no Piauí (Comunidade Várzea Queimada). Designer. 

Conheça o Coletivo In.Surge

Durante o DMC o Coletivo In.Surge vai dar largada a nova fase do projeto sobre afetividade urbana com uma experiência de mapeamento colaborativo. 

Entre dezembro de 2017 e julho de 2018, o coletivo urbano In.Surge desenvolveu um mapa colaborativo de Teresina, no formato de material gráfico e editorial inédito na cidade. Os mapas produzidos foram distribuídos gratuitamente. Em 2019, o In.Surge vai dar a largada à nova fase do projeto para mapear a cidade novamente, com a ajuda do público do DMC. O coletivo vai fazer uma atividade de mapeamento afetivo e compartilhar com os participantes sobre como vivenciar a cidade e despertar o afeto que devemos cultivar por Teresina. 

O trabalho do In.Surge é uma rota criativa que pode inspirar outras iniciativas. 

Sobre Cássio Eduardo Soares Miranda 

Graduado em Psicologia e Filosofia, é professor da UFPI. Mestre e doutor em Letras e Doutor em Psicologia. É pós-doutor em Análise do Discurso e psicanalista.

l

Sobre o Inspirador:

inspirer

Washington Gabriel cruz

Artista grafiteiro e músico, ativista da cultura hip Hop desde dos anos noventa trago na minhas intervenções falam de discussão racial e social, retratando pessoas invisíveis e excluídas pela sociedade, usando o estilo " realismo" .
@[email protected]

inspirer

Cássio Eduardo Soares Miranda

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas da Fundação Mineira de Educação e Cultura e em Teologia pela Faculdade Batista de Minas Gerais. É mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais . É doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período de aperfeiçoamento no Instituto de Psicologia da Universidade de Lisboa. É professor no Departamento de Fundamentos da Educação e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da Universidade Federal do Piauí, atuando na linha Saúde na Escola. Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em psicanálise, atuando principalmente no âmbito da clínica, da educação e da saúde mental. Seus temas de pesquisa são: Psicanálise; Subjetividade e Contemporaneidade; Autismo (diagnóstico, tratamento e formas atuais); Saúde Mental (classificações e diagnóstico); Sexualidade e Gênero; Violência; Juventude e temas relacionados ao fracasso escolar, bem como os discursos contemporâneos e a clínica psicanalítica.Suas investigações científicas, conforme indicado em cada Projeto de Pesquisa, também têm contado com recursos financeiros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Programa de Pesquisa e Iniciação Científica da UFPI. É pós-doutor em Análise do Discurso pela UFMG e especialista (UEMG) em Educação Afetivo-Sexual. Atualmente é Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Psicanálise, Educação e Contemporaneidade (NIPSEC) do Centro de Ciências da Educação da UFPI e membro do Movimento Psicanálise, Autismo e Saúde Pública (MPASP). Foi Secretário Municipal de Educação da Cidade de Timóteo (MG) e supervisor institucional do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio do Ministério da Educação no Estado do Piauí. Possui formação em Psicanálise pelo Instituto de Psicanálise e Saúde Mental da Escola Brasileira de Psicanálise - Seção Minas Gerais. É afiliado à ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em em Psicologia), membro do GT Psicanálise e Educação. É autor de "A bela é a fera: o discurso midiático sobre a mulher na perspectiva da Análise do Discurso e da Psicanálise" (Editora Quártica), "Letras Portuguesas (Poesia, editora Chiado), "Superdotação, Psicanálise e Nomeação: A criança e o adolescente superdotados, suas famílias e instituições de apoio" (Editora Juruá), "Amores contemporâneos e seus impasses: Leituras psicanalíticas e discursivas" (Editora Prismas).

inspirer

Áureo Tupinambá Rodriges Júnior

Arquiteto, sócio proprietário do escritório Casa Porã, curador do projeto AGT, A Gente Transforma de Marcelo Rosembaum, no Piauí ( Comunidade Várzea Queimada), designer .

Criativos na Escassez e na Abundância, das 18h às 19h. A imersão do arquiteto Áureo Tupinambá, o mindset do psicanalista Cássio Miranda, o grafite de WG e os mapas afetivos do Coletivo in.Surge,

Data: 22/04 | 18:00
Duração: 1h
Anfitrião: Senac
Endereço: Av. Campos Sales, 1111
Encerrado dia 23/04/19

Conheça a agenda completa
do DMC


Acesse agora

Acesse as novidades
da sua região


Acesse o Blog