Menu
portugal

Atividade

Oficina "Curadoria como processo criativo. A construção da plataforma do Junta Festival Internacional de Dança". 15h, Senac Centro - Sala 303, 3º andar

Data: 22/04 | 15:00
Duração: 1.3h
Anfitrião: Senac

Sobre a atividade:

Conheça o Junta Festival Internacional de Dança

Projeto criado pelos artistas Janaína Lobo, Datan Izaká e Jacob Alves (foto), que tem modificado e feito diferença na cena artística da cidade e projetado a cena da dança de Teresina no Brasil e no mundo. No DMC será discutido a importância dos festivais de arte nas cidades e a importância de sua continuidade como contextos de reflexão, encontro e formação de público. O Junta também vai mostrar o que mudou com suas 4 edições e como seguir reexistindo na cidade como festival.

O JUNTA - Festival Internacional de Dança se define como um conjunto de ações artísticas e formativas, tendo a dança contemporânea como objeto e ponto de reflexão sobre a arte e o mundo. O evento via a experiência estética, o encontro, a formação artística e de público, o fomento à dança e arte locais, a criação e manutenção de redes de conexão e a ressignificação de espaços públicos. Visa “deseducar o olhar”.

O Festival surgiu em 2015, já fortalecendo e oficializando um circuito de festivais de dança no Nordeste do Brasil. Em sua 1ª edição marcou Teresina dentro do circuito de dança contemporânea do país, chamando a atenção de produtores internacionais, viabilizando uma experiência estética, que fomenta a dança e a arte locais e a criação e manutenção de redes de atuação. 

O Festival já contou com a participação de artistas das mais diversas cidades brasileiras e de vários pedaços do mundo como Chile, França, Espanha, Argentina, Moçambique e outros. No Junta, independente da língua pátria, o diálogo se dá pela arte da dança, pelas expressões corporais.

 

Sobre o Inspirador:

inspirer

Janaína Lobo Gonçalves

O JUNTA – Festival Internacional de Dança é um festival criado a seis mãos pelos artistas Janaína Lobo, Datan Izaká e Jacob Alves em Teresina - PI. É um conjunto de ações artísticas e formativas, que tem a dança contemporânea como objeto e ponto de reflexão sobre a arte e o mundo. Busca a experiência estética, o encontro, a formação artística e de público, o fomento à dança e arte local, a criação e manutenção de redes de conexão e a ressignificação de espaços públicos. Visa “deseducar o olhar”. É um momento intenso de encontros e programação que ocupa Teresina com espetáculos, intervenções urbanas, oficinas, residências artísticas, coproduções, conversas e festinhas. Com 4 edições, o JUNTA é um festival consolidado e um dos mais importantes eventos artísticos de Teresina, abraçado pelo público e artistas de Teresina e do Brasil e já reverbera no exterior. Já teve como patrocinadores a Oi, Caixa Econômica Federal, o Governo do Piauí, co-realização do Sesc Piauí.

Oficina "Curadoria como processo criativo. A construção da plataforma do Junta Festival Internacional de Dança". 15h, Senac Centro - Sala 303, 3º andar

Data: 22/04 | 15:00
Duração: 1.3h
Anfitrião: Senac
Endereço: Av. Campos Sales, 1111
Encerrado dia 23/04/19

Conheça a agenda completa
do DMC


Acesse agora

Acesse as novidades
da sua região


Acesse o Blog