Menu
portugal

Atividade

[CONVERSA] Picos e Lombos | Residência Artística na Madeira

Data: 23/04 | 19:30
Duração: 1.5h
Anfitrião: Land Porto Coworking

Sobre a atividade:

A residência artística na ilha da Madeira, Picos e Lombos, da autoria de Rui Pinheiro, é um retrato dos Prazeres.

Resulta da entrega de quem se rendeu à extraordinária beleza de um lugar que é, hoje, um pedaço de território onde a vida e a cultura da sua comunidade são em grande medida determinadas pela natureza.

O convite para a criação deste projeto surge poucas semanas depois da primeira visita do Rui à Madeira. A escolha dos Prazeres como epicentro desta exposição não foi inocente. Este foi o local do seu primeiro contato com a ilha. Picos e Lombos reflete, num dia de residência artística, a visão do fotógrafo sobre aspetos que caracterizam esta freguesia do concelho da Calheta e que são partilhados por muitas outras localidades da Região. Aborda questões como a biodiversidade, as tradições, a emigração (e o regresso de quem partiu), a arquitetura popular (vernacular) em contraponto com a arquitetura moderna e como tudo isto convive espontaneamente. A forma como as grandes infraestruturas invadem a paisagem natural; o impacto das recentes catástrofes naturais e a força inata de regeneração da ilha e de quem a habita; a ordenação do território (ou a falta dela); e o esforço dos Prazeres pela promoção de boas práticas ambientais e sustentáveis são apenas alguns dos eixos que cruzam esta exposição. Picos e Lombos é, também, um gesto de ternura bem humorado, que é aliás tão característico do autor e da sua obra.

Nesta exposição, que comemora os 10 anos da Galeria dos Prazeres, conhecemos a história deste lugar, mas também perspectivamos o que poderá ser o seu futuro, manifestado, por exemplo, na proliferação do alojamento local e no número crescente de turistas que escolhem esta zona da ilha.

Resta-nos esperar que o microclima dos Prazeres permita manter uma relação sadia como até aqui e que a identidade deste local não seja corrompida.

Bruno Malveira, Porto 2018

Sobre o Inspirador:

inspirer

Rui Pinheiro

Estudou fotografia, cinema e jornalismo entre o Porto e Coimbra.
Foi professor, assistente e autor em diversas oficias de fotografia como na Galeria Cinemática SOLAR em Vila do Conde, no Cineclube da Horta nos Açores, Centro Municipal de Vila do Conde, APCC no Porto, Politécnico do Porto, Academia Contemporânea de Espetáculo, Museu Soares dos Reis e na Fundação de Serralves.
Colaborou em publicações nacionais e internacionais e participou em diversos projetos editoriais como são exemplo o Dna, Diário de Notícias, BluePrint, Télérama, Jornal de Letras, Epicur, Design Curial, Domus, Arkitekten, e TSF online.
Expõe trabalho regularmente em colectivas e individuais, tanto em Portugal como no estrangeiro. Apresentou trabalho na Galeria do Sol, Porto, Mini-Museum of Contemporary Art, Barcelona, New Jorg, Viena de Áustria, Altes Finanzant, Berlim, Palácio Pinto Leite, Porto, Galeria LAB65, Porto, Teatro Faialense, Açores, Galeria de Arte Cinemática SOLAR, Vila do Conde e Galeria dos Prazeres, Madeira.
Vive e trabalha no Porto.

Webpage: http://www.ruipinheiro.net
Facebook: https://www.facebook.com/rui.pinheiro.758
Instagram: https://www.instagram.com/ruiampinheiro/
Vimeo: https://vimeo.com/ruiapinheiro
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/rui-pinheiro-49827a14/

[CONVERSA] Picos e Lombos | Residência Artística na Madeira

Data: 23/04 | 19:30
Duração: 1.5h
Anfitrião: Land Porto Coworking
Endereço: Rua do Rosário 294, 4050-522 Porto
Encerrado dia 23/04/19

Apoio:


Conheça a agenda completa
do DMC


Acesse agora

Acesse as novidades
da sua região


Acesse o Blog