Menu
mozambique 2024

Blog Dia Mundial da Criatividade

O que acontece em Global

Você está em Blog DMC > Global

Reskilling Revolution: a Revolução no mercado de trabalho liderada pelo Fórum Econômico Mundial que inspirou o WCD 2021


banner dmc

O Fórum Econômico Mundial lançou o Reskilling Revolution, uma plataforma e iniciativa global para fornecer a um bilhão de pessoas em todo mundo melhor educação, habilidades e empregos até 2030. 

O programa dessa plataforma global visa preparar os trabalhadores para o futuro em relação às mudanças tecnológicas e do mercado de trabalho, ajudando as economias de diversos países, fornecendo novas habilidades para as pessoas e organizações para as transformações da Quarta Revolução Industrial.

Governos fundadores do programa incluem Brasil, França, Índia, Paquistão, Federação Russa, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos. E os parceiros de negócios incluem PwC, Salesforce, ManpowerGroup, Infosys, LinkedIn, Coursera Inc. e The Adecco Group.

 E como o Reskilling Revolution irá funcionar na prática? 

A plataforma foi projetada para ajudar a aprimorar a força de trabalho dos trabalhadores de todo o mundo com habilidades necessárias para suas carreiras para o futuro, visando resolver o problema da requalificação profissional de milhões de pessoas, evitando a perca de empregos e a instabilidade profissional, como resultado da mudança tecnológica. Ela também foi projetada, assim, para fornecer às empresas e as economias a mão de obra qualificada necessária para ocupar os milhões de novos papéis e funções de trabalho que serão criados pela Quarta Revolução Industrial, pelas mudanças na economia global e pelas transições industriais em direção à sustentabilidade.

 “A melhor forma de promover uma sociedade mais coesa e inclusiva é proporcionar a todos um trabalho e uma renda decentes. Aqui em Davos, estamos criando uma plataforma público-privada para dar a um bilhão de pessoas as habilidades que precisam na era da Quarta Revolução Industrial. A escala e a urgência dessa transformação exigem nada menos do que uma revolução na requalificação ”, disse Klaus Schwab, fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial.

 Transformação nacional e industrial no mundo

Para efetuar essa mudança em todo o sistema, o Reskilling Revolution servirá, desse modo, como uma plataforma para conectar e coordenar iniciativas individuais em países, indústrias, organizações e escolas específicas. No nível de países, acrescenta-se ainda, a Revolução da Requalificação, apoiada pelos governos da Índia, Omã, Paquistão, Federação Russa e Emirados Árabes Unidos, neles executarão os Aceleradores Nacionais de Fechamento da Lacuna de Competências. Além disso, os governos da Dinamarca e de Cingapura se tornaram, nesse sentido, campeões de redes de aprendizagem. 

Além disso, novos instrumentos de política, novas formas de financiamento e novas parcerias de entrega rápida se juntarão a esse esforço, servindo como exemplos. Nos Estados Unidos, o governo exortou as empresas a se comprometerem com a reciclagem e qualificação de sua própria força de trabalho por meio do Pledge to America's Workers e, até o momento, mais de 415 empresas do setor privado prometeram mais de 14,5 milhões de oportunidades de aprimoramento de carreira para trabalhadores americanos nos próximos cinco anos. Iniciativas como essas mostram que esses esforços públicos-privados combinados podem e ajudarão atingir a meta de um bilhão de pessoas, proposto pela Reskilling Revolution.

Nesse contexto mundial, a Mon Compte Formation, vinculada ao Ministério do Trabalho da França, é a primeira conta de habilidades individuais com um aplicativo móvel integrado dedicado à formação profissional e aprendizagem ao longo da vida. Esses esforços combinados do setor privado e dos governos podem, dessa maneira, nesse outro exemplo, catalisar melhor educação, habilidades e empregos para apoiar, assim, um bilhão de pessoas e servir como inspiração e exemplos globais.

Diante disso, no setor privado, de modo geral, várias empresas já estão realizando ações coordenadas sobre as transformações da força de trabalho por meio de colaborações intra e intersetoriais envolvendo empresas, sindicatos e o setor de treinamento. Esses aceleradores da indústria incluem: Manufatura Avançada; Aeroespacial; Aviação, Viagem e Turismo; Consumidor; Serviços financeiros; Mídia, Entretenimento e Informação; Mineração e Metais; Óleo e gás; e Saúde e Cuidados de Saúde.

Mudança tecnológica, padrões de globalização e transição verde representam grandes necessidades para a subsistência das pessoas. Um investimento urgente em capital humano é necessário para estimular caminhos para a mobilidade social e criar um mundo mais justo. “Ao mobilizar líderes da indústria, governo, organizações internacionais, plataformas de rede profissional, firmas de recrutamento online e offline e provedores de educação e treinamento, o Reskilling Revolution visa fornecer melhores empregos, educação e habilidades para 1 bilhão de pessoas até 2030 ”, disse Saadia Zahidi, Diretora Executiva, Nova Economia e Sociedade no Fórum Econômico Mundial. ”

Parceiros fundadores, iniciativas e coalizões para alcançar 250 milhões de pessoas

Juntos, as iniciativas e coalizões dos parceiros fundadores já inscritos no Reskilling Revolution têm a capacidade de atingir 250 milhões de pessoas em todo o mundo. A Plataforma da Revolução de Requalificação permitirá que estes esforços conjuntos atinjam um impacto massivo em todo o Planeta, onde esses números tenderão somente a crescer.

Outro exemplo dessas mudanças é o Grupo Adecco, que tem como objetivo apoiar 5 milhões de trabalhadores através da qualificação e requalificação globalmente até 2030. Os negócios da Assembleia Geral do Grupo terão um papel fundamental como membro fundador do Consórcio Skills de provedores de treinamento e aprendizagem online, como parte da iniciativa da Revolução da Qualificação. A Adecco Group Foundation contribuirá como parceira fundadora para a iniciativa HR Valley - um centro de aprendizagem de gestão de capital humano.

Nesse contexto, demonstrando o valor desse movimento, a Coursera Inc. será parceira de dados e membro fundador do Skills Consortium de provedores de treinamento e aprendizagem online hospedados pela Reskilling Revolution. Ela se comprometeu a aumentar a qualificação de 10 milhões de trabalhadores globais até 2030 em domínios de alta demanda de ciência de dados, tecnologia, negócios e habilidades pessoais.

Diante disso, alinhados ao movimento do Reskilling Revolution, liderado pelo Fórum Econômico Mundial, movido pela necessidade de requalificação profissional e empregabilidade das pessoas, ocasionada pelas transformações do mercado de trabalho no mundo, e aceleradas pela Pandemia do Coronavírus, o World Creativity Day irá abordar em nossa edição em 2021 essa grande temática.

Assim, toda nossa programação do Festival se baseará nessas novas habilidades e na aprendizagem criativa, para que as cidades e sociedades participantes desse nosso evento mundial, possam fortalecer esse movimento, de desenvolvimento dos profissionais e empresas para essa Requalificação profissional no Planeta, que todo nosso mundo necessita. 

Demonstrando, desse modo, o World Creativity Day, junto a sua comunidade e parceiros, o nosso compromisso de causar uma Revolução Criativa e uma transformação positiva no mundo e na vida das pessoas, nos 06 continentes do nosso Planeta, através do nosso Festival. 

Faça parte você também dessa Revolução Criativa e dessa grande mudança positiva no mundo através da educação e do desenvolvimento de novas habilidades para as transformações do mercado de trabalho e da criação de um novo mundo.

Baixe agora nosso Aplicativo do WCD, o Dia da Criatividade, inscreva-se no Festival, que acontece nos dias 21 e 22 de Abril de 2021, em nossas atividades da programação, e viva junto conosco essa grande revolução!