Menu
guinea-bissau 2024

Blog Dia Mundial da Criatividade

O que acontece em Global

Você está em Blog DMC > Global

Dia Mundial da Criatividade abrirá 150 inscrições para lideranças criativas ao redor do mundo em 2022


banner dmc

No próximo dia 22 de outubro, a World Creativity Organization, organização internacional responsável pelo World Creativity Day, abrirá inscrições para 150 líderes ao redor do mundo participarem do maior festival colaborativo de criatividade do mundo na condição de porta-vozes em suas cidades e empresas. A organização pretende impactar diretamente a vida de 120.000 pessoas com mais de 2000 atividades em 29 países. 

As inscrições serão abertas durante o WORLD-S Creative Leaders Prize, cerimônia de reconhecimento aos 12 líderes de destaque da edição 2021 e que acontecerá na sede do Inovabra habitat, hub de inovação do banco Bradesco, que apoia o evento e contará com transmissão ao vivo pelos canais do YouTube e Instagram.

design_sem_nome_4_2

Em sua quinta edição desde que a Organização das Nações Unidas aprovou a resolução 71/284 que estebeleceu 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação, o World Creativity Day já foi organizado em mais de 150 cidades diferentes em 25 países (veja matéria), cumprindo seu papel de aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século.

Ao completar cinco anos, a Organização Mundial da Criatividade decidiu atualizar suas regras de licenciamento de uso da marca para a realização do evento nas cidades participantes aos redor do mundo. Após quatro edições do Dia Mundial da Criatividade, os organizadores concluíram que um conjunto de competências específico para a formação de líderes criativos deveria ser a prioridade em 2022 a fim de garantir o comprometimento e a excelência na realização das atividades do festival em todo o mundo.

O World Creativity Day é uma comunidade criativa e influente que cresce rápido todos os anos. Por isso, acredita-se que realizar o maior festival colaborativo de criatividade do mundo deve se tornar o objetivo de uma grande jornada de aprendizagem para quem o organiza. Para isso, a partir de 2022, a World Creativity Organization irá garantir uma certificação internacional para todos os líderes selecionados em seu programa para a aquisição das habilidades, conhecimentos e atitudes necessárias para o sucesso coletivo na realização do maior festival colaborativo de criatividade do mundo.

A busca por líderes criativos cresce em todo o mundo dada a crise atual que pressiona as instituições a agirem diante de inúmeros desafios e as expectativas sobre a resolução de problemas sociais agravados pela pandemia permanecem altas. As empresas devem fazer escolhas e liderar no que têm expertise, além de continuarem tomando medidas de inclusão e sustentabilidade. Desigualdade social, infodemia, injustiças raciais e de gênero, mudanças climáticas e automação do trabalho são problemas que rodeiam um cenário já bastante grave de crise sanitária e econômica em muitos países, inclusive no Brasil. Não à toa, em 2021, os mais de 15.000 líderes globais que participaram da pesquisa Global Leadership Forecast indicaram que “desenvolver a próxima geração de líderes” é agora o desafio nº 1 que preocupava os CEOs.

"A liderança criativa como filosofia abraça a mudança como um dado, enquanto busca oportunidades em todos os lugares. Ela prevê futuros desejáveis ​​e libera a coragem, a colaboração e a criatividade dos colaboradores. Por meio de um propósito generoso e inclusivo profundamente enraizado no idealismo pragmático e na empatia, dá origem a uma consciência coletiva que vai além da gratificação individual. É sobre ver, pensar e fazer as coisas de forma diferente para melhorar as chances de vida de todos. Os líderes criativos também fornecem as condições, o ambiente e oportunidades para outros indivíduos serem criativos. Nós acreditamos que o maior festival colaborativo de criatividade é responsável por preparar na prática esses líderes e, a partir de agora, queremos que isso ajude-os a fazer a revolução criativa em suas cidades e organizações de maneira estruturada e propositiva.", afirma Lucas Foster, idealizador do World Creativity Day e fundador da World Creativity Organization. 

Em 2022, 150 profissionais serão selecionados e participarão do programa global de capacitação em liderança criativa, sendo 130 líderes sociais bolsistas e 20 líderes corporativos mantenededores. Os líderes sociais são responsáveis pela mobilização, organização e divulgação do Dia Mundial da Criatividade em suas cidades, atuando como porta-vozes da marca em seus municípios, já os líderes corporativos atuam como porta-vozes da marca em suas empresas e organizam o festival dentro de suas organizações para o público interno de colaboradores e parceiros. 

O valor das bolsas de €2.000,00 dão acesso ao programa de formação internacional em liderança criativa com duração de 16 semanas. Além disso, os líderes selecionados passam a ter acesso às plataformas de tecnologia, cessão de direitos de uso da marca em suas cidades e empresas, acesso ao suporte ilimitado e integral e, por fim, ao certificado internacional válido pelo período de um ano por ter sido responsável pela organização do maior festival colaborativo de criatividade do mundo.