Menu
world 2024

Blog World Creativity Day

What happens in Global

Você está em Blog DMC > Global

Comunicado Oficial do World Creativity Day sobre a COVID-19


banner dmc

16 de março de 2020

O futuro construído por nós, por Lucas Foster

Em janeiro de 2030, a pandemia da Covid-19 terá completado 10 anos. Quais fatos ficarão guardados na memória das pessoas que viveram uma das maiores crises de saúde pública do século XXI?

 

Lembraremos dos gestos de solidariedade, responsabilidade e colaboração? Ou das tentativas de manipulação do medo e expansão do autoritarismo?

 

Essas respostas só o tempo irá nos trazer. 

 

O fato é que hoje, dezesseis de março de dois mil e vinte, todos nós precisamos tomar decisões responsáveis, considerando principalmente, a preservação da vida e a saúde física e mental de todas as pessoas envolvidas com a celebração do World Creativity Day.

 

Com o objetivo de esclarecer dúvidas e orientar toda a comunidade global comprometida com nossa missão. Orientados pela Resolução 71/284 aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, temos a responsabilidade e o dever de atender e respeitar o chamado do Secretário-Geral das Nações Unidas António Guterres feito no dia onze de março de dois mil e vinte que dizia:

 

“Todos nós enfrentamos uma ameaça comum - o coronavírus - COVID 19. A declaração da Organização Mundial de Saúde de uma pandemia é um chamado para a ação - para todos, em qualquer lugar. É também um pedido de responsabilidade e solidariedade - como nações unidas e como pessoas unidas. Enquanto combatemos o vírus, não podemos deixar o medo viralizar. Juntos, ainda podemos mudar o curso desta pandemia - mas isso significa abordar a inação. A melhor ciência nos diz que, se os países detectam, testam, tratam, isolam, rastreiam e mobilizam seu pessoal na resposta, podemos percorrer um longo caminho para mitigar a transmissão. Convoco todos os governos a intensificarem e ampliarem seus esforços - agora. E como essa é uma crise que afeta a todos, todos devemos fazer nossa parte. Ao lamentarmos todos aqueles que perderam a vida e as muitas famílias que sofrem, devemos mostrar solidariedade aos mais vulneráveis ​​- idosos, doentes, pessoas sem cuidados de saúde confiáveis ​​e pessoas à beira da pobreza. Vamos seguir em frente com determinação e sem estigma.” 

 

A partir da Resolução 71/284 aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 27 de abril de 2017, designando  21 de abril como World Creativity Day e Inovação a fim de aumentar a conscientização sobre o papel da criatividade e da inovação na solução de problemas - e, por extensão, no desenvolvimento econômico, social e sustentável, construímos uma comunidade global com a missão de:

 

  • Promover a criatividade para encontrar as melhores soluções para desafios reais ​​por meio do engajamento de comunidades, educadores e inspiradores;

  • Construir e convocar uma comunidade de líderes criativos e transformadores comprometidos em promover a criatividade e a inovação para encontrar soluções para os desafios econômicos, sociais, culturais e ambientais;

  • Apoiar esses líderes criativos na construção de comunidades criativas fortes, promovendo parcerias entre os membros da comunidade do World Creativity Day;

Neste momento, o World Creativity Day encerrou seu período de inscrições para inspiradores, voluntários e anfitriões batendo todos os recordes:

15 países

115 cidades ao redor do mundo

95 cidades no Brasil 

115 líderes locais

1337 atividades

2970 horas de conteúdo

1289 inspiradores

1338 voluntários

378 anfitriões

 

Incrível, não? Os números impressionariam qualquer especialista em mobilização de causas e organização de eventos. A energia positiva e a quantidade de pessoas inspiradoras e entusiasmadas com a vida e com a criatividade é o resultado mais importante que alcançamos até agora. E graças à maravilhosa rede de líderes locais espalhada ao redor do mundo. Sendo assim, tomamos como ponto de partida nossos valores para orientar nossa decisão:



  • OTIMISMO: Embora existam grandes desafios no mundo, a criatividade humana sempre pode resolvê-los.

  • PARCERIA: Nenhuma organização, setor ou pessoa pode construir comunidades criativas sem apoio de uma rede.

  • CROWDSOURCING: Talento e criatividade estão em toda parte, e precisamos aproveitar isso. A inovação deve começar, terminar e envolver as pessoas para as quais eles foram projetados.

  • TECNOLOGIA CENTRADA NO SER HUMANO: As soluções incluirão um componente tecnológico, mas também devem considerar as barreiras políticas, econômicas e culturais e garantir que a tecnologia seja adotada principalmente pelas comunidades mais carentes. 

Partindo destes valores, trazemos dois pontos muito importantes que estão sendo determinados pela Organização Mundial de Saúde e por governos e organizadores de eventos ao redor do mundo:

Isolamento Social

Isolamento Social é um período de isolamento e restrição de movimentação de pessoas que foram potencialmente expostas a uma doença contagiosa. O objetivo é, nesse período, determinar se eles se sentem mal ou se desenvolvem sintomas, o que reduz o risco de infectar outras pessoas.

Na Itália, epicentro da Covid-19 na Europa, os 60 milhões de italianos passaram a ter seu direito de movimentação restrito por causa da epidemia e todas as reuniões públicas no país estão proibidas até, pelo menos, o dia 3 de abril.

 Em meio ao problema global causado pela pandemia do novo coronavírus, uma boa notícia veio da China, país onde a doença surgiu em dezembro do ano passado: o país anunciou nesta quinta-feira, 12, que o pico de casos de COVID-19 já passou, mas, para isso, a China chegou a isolar milhões de pessoas.

 

Eventos Presenciais

Além do isolamento e do fechamento de estabelecimentos públicos, a indústria de eventos também está sofrendo com a pandemia. O número de eventos culturais cancelados ou adiados em todo o mundo tem aumentado por causa da epidemia do novo coronavírus. São shows, feiras, estreias de filmes e até desfiles suspensos para evitar aglomerações de pessoas.

 

Conclusão 

 

Tudo indica que o Brasil, com dimensão continental, tamanho da população, altos níveis de desigualdade social e deficiência na oferta de serviços básicos de saúde, enfrentará um período de Isolamento Social ou de restrições de deslocamento durante, pelo menos, os próximos sessenta dias. Sendo assim, a Comissão Organizadora do World Creativity Day emite seu comunicado oficial declara que: 

 

  1. A Comissão Organizadora do Dia Mundial da Criatividade confia na seriedade, responsabilidade e comprometimento de seus 115 líderes locais para atender as orientações deste comunicado oficial;

  2. A Comissão Organizadora do Dia Mundial da Criatividade e sua rede de líderes locais confia no entusiasmo e comprometimento dos 1338 voluntários inscritos para iniciarem suas atividades voluntárias em mais de 115 cidades ao redor do mundo.

  3. A Comissão Organizadora do Dia Mundial da Criatividade e sua rede de líderes locais e voluntários, parabeniza os 1289 inspiradores pela dedicação, diversidade e qualidade das milhares de atividades propostas ao redor do mundo e reforça a importância de sua disponibilidade;

  4. A Comissão Organizadora do Dia Mundial da Criatividade e sua rede de líderes locais, voluntários e inspiradores agradece e honra a disponibilidade e colaboração de todos os 372 anfitriões que voluntariamente abriram as portas de seus espaços para receber atividades no Dia Mundial da Criatividade;

 

E decide:

 

  1. Será lançada no dia 31 de março de 2020, uma campanha global de mobilização na mídia e nas redes sociais para que, pelo menos, um milhão de pessoas ao redor do mundo celebrem a criatividade, no dia 21 de abril, em suas casas, respeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde e a determinação de órgãos governamentais locais;

 

  1. Todos os 378 anfitriões inscritos até o dia 15/03 recebem nossa gratidão e apoio, mas, por orientação da Organização Mundial da Saúde e a determinação de órgãos governamentais locais todas as 1337 atividades presenciais que seriam realizadas nos dias 21 e 22 de abril de 2020 serão transferidas para transmissão digital seguindo interesse e disponibilidade dos 1289 inspiradores em manter suas atividades gratuitas para as centenas de milhares de pessoas em situação de isolamento social. 

 

  1. Considerando a situação de isolamento social como uma realidade cada vez mais comum nas próximas semanas, assumimos o compromisso de construir uma ampla rede de apoio e solidariedade com a intenção de reduzir os danos causados do ponto de vista da saúde física e mental de pessoas e famílias ao redor do mundo, através da curadoria e disseminação de conteúdos educativos e relevantes que instrumentalizem e orientem pais e responsáveis pela realização de atividades lúdicas para transmitir alegria, positividade e esperança, principalmente, voltadas para crianças, adolescentes e idosos que precisam, mais do que nunca, do apoio e do entusiasmo de jovens e adultos na facilitação deste processo de forma responsável e saudável. 

 

Em janeiro de 2030, a pandemia da Covid-19 terá completado 10 anos. Quais fatos ficarão guardados na memória das pessoas que viveram uma das maiores crises de saúde pública do século XXI?

 

Nesse momento de incerteza, tenho toda a confiança na capacidade de nossa comunidade global de reunir bondade, cuidado e preocupação com o bem comum.

 

Atenciosamente,

Lucas Foster

Idealizador do World Creativity Day