Menu
united-kingdom 2024

Blog World Creativity Day

What happens in Global

Você está em Blog DMC > Global

Conheça mais os temas do WCD 2021: Pensamento Crítico e Análise


banner dmc

 

Vivemos no Século XXI uma transição de Eras, marcada por novos comportamentos, novos modelos de sociedade, de economia, de trabalho e de negócios. Esse ambiente social no qual todos vivemos foi descrito recentemente pelo antropólogo norte-americano Jamais Cascio como traduzido através da sigla em inglês BANI. Onde cada letra corresponde a uma característica social do mundo em que vivemos.

Desse modo, vivemos hoje, segundo Cascio, traduzindo essas siglas em inglês, em um mundo: B, Frágil; A, Ansioso; N, Não Linear; e I, Incompreensível. Todas essas características demonstram o quanto o nosso mundo está mudando e como isso reflete em nossas vidas e realidades. 

Para poder enfrentar os desafios do mundo atual, torna-se necessário, então, novos comportamentos, atitudes, pensamentos e abordagens. Já que nosso mundo social é marcado seja pela fragilidade ou pela incompreensão das mudanças que acontecem repentinamente e cotidianamente, precisamos recorrer a novas habilidades que nos ajudem a lidar de modo positivo e construtivo nesse mundo. Quanto também precisamos dessas novas habilidades para enfrentar a não linearidade dos processos e transformações e os sentimentos que esse ambiente social nos provoca, como a ansiedade. 

Sendo uma das principais habilidades, apontadas pelo Fórum Econômico Mundial, para os trabalhadores e para o mercado hoje, diante desse cenário social que vivemos, consiste na capacidade de Pensamento Crítico e Análise. 

O pensamento crítico e a análise podem ser desenvolvidos por todos, em diversos tipos de contextos e ambientes sociais e profissionais. Seja ele presente no trabalho de cientistas, engenheiras, artistas, escritores, médicas, produtores de conteúdo, profissionais de marketing, empreendedores, cozinheiras, profissionais de beleza, quanto para toda uma gama de diversidade de profissões e áreas distintas. 

Pois, é exercendo nossa capacidade de senso crítico e análise, que conseguimos construir melhores soluções para os problemas, entregar um produto, serviço ou experiência com maior valor agregado, quanto também nos posicionar de maneira estratégica e consciente no mundo, diante as suas complexidades, mudanças e desafios.

Desenvolver o nosso pensamento crítico e análise é seremos capazes, assim, de construirmos repertórios, aprendizados, testes, análises e capacidade de julgamento, onde buscamos parâmetros, procedimentos, métodos, técnicas e teorias validadas ou em construção, para elaborar e entregar o melhor resultado e experiência, de maneira responsável e ética. 

Para ilustrar isso, podemos ver que quando um profissional de beleza ou uma cozinheira usa o pensamento crítico e análise vários são os seus benefícios. No caso da cozinheira, ela pode construir uma refeição mais deliciosa, criativa, com escolha dedicada e selecionada dos ingredientes e na montagem do cardápio. Já o profissional de beleza, em seu contexto, usa o pensamento crítico e análise, para desenvolver técnicas e construir estilos que façam a experiência da beleza ser algo mais rico, original e de valor. E do mesmo modo, essa habilidade, do pensamento crítico e análise, se aplica, como dissemos para todas as áreas e profissões.

Desse modo, se utilizarmos nossa criatividade, combinada ao pensamento crítico e análise, veremos, assim, o quanto essa habilidade pode ser abordada, explorada de múltiplas maneiras e como ela tem sido essencial cada vez mais para todos nós.

 

Rafael Santana

Líder local do WCD em Goiânia, Brasil