Menu
spain 2024

Blog World Creativity Day

What happens in Global

Você está em Blog DMC > Global

Conheça os temas do WCD 2021: Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade


banner dmc

Desenvolver novas habilidades será fundamental para garantir oportunidades no mercado de trabalho ou empreender. Devido a isso, o Fórum Econômico Mundial lançou um movimento com foco no desenvolvimento de novas habilidades.

Diante deste desafio, a World Creativity Organization decidiu apoiar a nova educação para o desenvolvimento das habilidades do futuro como forma de ampliar a capacidade criativa para recriar as bases da economia e da sociedade pautadas pela inovação, sustentabilidade e pelo conhecimento em rede. Tendo isto em pauta, nos dias 21 e 22 de abril, serão abordadas 13 categorias, e dentre elas: resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.

No cotidiano somos desafiados constantemente, e existem momentos que são ativadas operações mentais que envolvem sempre uma e outra habilidade, às vezes, mais de uma, que necessitam ser usadas em conjunto. Mas afinal, quais são os benefícios de obtermos as habilidades: resiliência, tolerância e flexibilidade.

É comum encontrar muitas dúvidas referentes a esses termos, principalmente quando abordamos o seu significado prático:

A  resiliência é um conceito que vem da física, trata-se da capacidade que alguns materiais têm de acumular energia quando submetidos à pressão e, depois de absorver o impacto, voltar ao estado original sem deformação. No comportamento humano, a resiliência é a habilidade de superar adversidades sem ser afetado por elas de modo negativo e permanente: pessoas resilientes emergem de desafios fortalecidos pela experiência e melhores do que eram antes.

tolerância ao estresse é um dos componentes da resiliência emocional, que é o que nos permite manter um equilíbrio diante de contextos adversos ou situações de risco. Para isso, é preciso lidar com sentimentos como raiva, ansiedade e medo, por exemplo, sem que isso abale a confiança.

A flexibilidade não deve ser vista como uma mudança de opinião, de valor ou de significado das coisas, mas sim como mais possibilidades de resposta comportamental perante a situação que se enfrenta, tendo como objetivo ser assertivo e evitar o sofrimento emocional.

Compreendendo o significado prático de cada um, vamos à importância de ativarmos essas operações em nossas vidas, sendo que não podem ser tratadas como características isoladas, que só devem ser recorridas na hora que os problemas aparecem, e sim como uma forma de enxergar a vida.

Com isso, a resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade são características fundamentais para pessoas que desejam crescer e progredir, buscando enxergar as situações cotidianas com mais otimismo e esperança é o primeiro passo, o segundo é tornar o hábito de cultivar a capacidade de progredir diante de problemas, por mais frustrados que sejam, podemos transformar esse sentimento em coragem e esforço, que então serão recompensados com grandes momentos.

E quais serão os benefícios?

As vantagens que podemos ter quando fazemos da resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade como habilidades presente em nossas vidas, são as seguintes, entre outras:

. Maior autoconhecimento.
. Aumentar nossa autoestima.
. Maior controle emocional.
. Aumentar nossa tolerância
. Maior capacidade de atenção.
. Aumentar nossa autocompaixão.
. Melhora o relacionamento com os outros, conosco e com o meio ambiente.
. Melhora a capacidade que temos de tomar decisões.
. Aprendizagem constante.

Cultivá-las, portanto, ajudará a ver cada habilidade como única e valiosa: a  resiliência como a capacidade de adaptação, tolerância e flexibilidade como a habilidade de manter-se estruturado perante as situações estressantes. Sabendo transformar os momentos do caos em instantes de harmonia; assim, nos moveremos em direção a uma melhor qualidade de vida, obtendo mais possibilidades de nos adaptarmos ao mercado de trabalho, e contornando as situações desafiadoras de empreender.

 

Francinery Esperança 

Líder local WCD em Barra Mansa, Brasil