Menu
belo horizonte 2020

Blog World Creativity Day

What happens in Belo Horizonte

Você está em Blog DMC > Belo Horizonte

Belo Horizonte recebe título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco


banner dmc

Qual a receita?

No último dia do prazo para que cada cidade postulante ao título de Cidade Criativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Belo Horizonte enviou a defesa de candidatura à Paris. 
Para conquistar o título, a capital mineira apostou na mescla dos mais de 70 festivais que são realizados na cidade anualmente, na “cultura de boteco” e na importância da cadeia produtiva que gera mais de 54 mil postos de trabalho, movimentando algo em torno de R$ 4,5 bilhões por ano.
Outro trunfo é o fato de sintetizar os territórios gastronômicos de Minas. O documento que reúne esses ingredientes foi construído tendo como base a história da cidade e da gastronomia, as políticas públicas do setor, a cadeia produtiva e a governança. A etapa final da disputa envolveu a análise dos dossiês, com as principais características de cada postulante, que foram analisados na capital francesa, sede da Unesco. 

Brasil na rede

A Rede de Cidades Criativas reúne mais de 180 municípios em todos os continentes com o objetivo de promover a cooperação entre cidades que têm na criatividade um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. Atualmente, os municípios integrantes da rede estão distribuídos em sete diferentes setores criativos: gastronomia, cinema, música, design, artesanato e artes folclóricas, arte mídia e literatura. Antes, eram oito cidades brasileiras integrantes da Rede, agora são 10:

  1. Belém (PA) - gastronomia
  2. Belo Horizonte (MG) - gastronomia
  3. Brasília (DF) - design
  4. Curitiba (PR) - design
  5. Florianópolis (SC) - gastronomia
  6. Fortaleza (CE) - design
  7. João Pessoa (PB) - artesanato e artes folclóricas
  8. Paraty (RJ) - artesanato e artes folclóricas
  9. Salvador (BA) - música
  10. Santos (SP) - cinema

Fonte: Jornal Estado de Minas

Ana Carolina Mendonça | Deborah Lima