Menu
china 2024

Blog World Creativity Day

What happens in Global

Você está em Blog DMC > Global

Conheça os temas do WCD 2021: Respeito à Diversidade, Gêneros, e Relações étnico-raciais


banner dmc

 


A Resolução 71/284, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 27 de abril de 2017, que instituiu o Dia Mundial da Criatividade e Inovação reafirmou sua resolução 70/1, de 25 de setembro de 2015, intitulada "Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável", adotando um amplo conjunto de Objetivos e Metas de Desenvolvimento Sustentável Universal e transformador, poderoso e centrado nas pessoas. 


O documento final da Conferência das Nações Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro (Brasil) no dia 20 a 22 de junho de 2012, intitulado “O futuro que queremos” estabelece que Crescimento econômico e criação de empregos e oportunidades de expansão devem valer para todos. 


Os estudos realizados sobre Diversidade, gêneros, e relações étnico raciais estão entre as disciplinas vinculadas às Ciências Sociais das mais respeitadas universidades no mundo. A USP ministra há mais de uma década, Direitos Humanos, Gênero e Diversidade na Escola, formulado por pesquisadores/as do Centro Latino-Americano de Estudos em Sexualidade da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (CLAM/UERJ). 


No Centro Federal De Educação Tecnológica De Minas Gerais, o Conselho De Graduação estabeleceu em 2014 planos de Ensino para as disciplinas de Relações Étnico-Raciais, Gênero e Diversidades. Neles estão o conceito de Educação das Relações Étnico-Raciais; cultura afro-brasileira, africanidades e cultura indígena; multiculturalismo crítico; relações de gênero, diversidades culturais, sexuais e de gênero, historicidade das relações raciais no Brasil, ciência, tecnologia e africanidades.

Diante desse desafio a World Creativity Organization decidiu apoiar a nova educação e nesse ano de 2021, o Dia Mundial da Criatividade estabeleceu como missão acelerar o desenvolvimento do capital humano com foco nas dez habilidades para 2025 definidas pelo Fórum Econômico Mundial, incluindo mais três categorias, sendo Respeito à Diversidade, gêneros, e relação étnico raciais, uma delas.  

Por isso, 128 cidades do mundo, de Guararema à Barcelona, Brumadinho à Abu DabiLisboa à Chicago receberam inscrições para atividades nessa categoria através do site https://www.worldcreativityday.com/en até o dia 20 de março. 


Bem-Vinda, Bem Vinde, Bem Vindo.  


Para ajudar você a conhecer mais sobre essa categoria separei conceitos ilustrativos do tema:


Respeito


O respeito é a base de uma interação social saudável e harmoniosa e nos permite tomar decisões de maneira coerente sem prejudicar a vida de outras pessoas. Na sua origem, em latim, possui o significado de “olhar outra vez”. O segundo olhar, principalmente, para o desconhecido, permite a troca e estabelece a tolerância.


Parece óbvio, mas sabemos que as diferenças sociais, culturais e econômicas muitas vezes impedem que minorias sejam respeitadas, justamente por isso, a manutenção da paz e a promoção da cooperação internacional são necessárias e tem imenso impacto, podendo inclusive salvar ou provocar melhoria objetiva nas vidas das pessoas, na preservação do meio ambiente, na expansão do nosso pensamento e apontar soluções inovadoras. 


Aprendendo a respeitar desenvolvemos uma habilidade fundamental para o bem-estar da comunidade: a tolerância. Tolerar não significa aceitar tudo de maneira passiva, até o que não concordamos. Significa respeitar as diferenças, sejam elas quais forem. 


Diversidade


Somos seres diferentes e queremos viver em uma sociedade com direitos iguais. O reconhecimento desses direitos tem sido conquistado através de mecanismos jurídicos de negociação multilateral, movimentos sociais espontâneos ou aliados a instituições ligadas aos direitos humanos como forma de salvaguarda de uma segurança coletiva provando ser possível e desejável. 


Alguns conceitos essenciais para o estudo da diversidade que podem concorrer nessa categoria são cultura, diversidade cultural, etnocentrismo, estereótipo, preconceito, discriminação, respeito e valorização da diversidade. 


Gêneros


 “Na lógica, chama-se gênero a uma classe que tem mais extensão e menor compreensão que outra, chamada espécie. ” (Pequeno dicionário filosófico, 1977 by Hemus – livraria editora Ltda.) Gênero é um conceito importante para o conhecimento do mundo social que traz várias correlações como gênero e sexualidade, gênero e orientação sexual, gênero e etnia, gênero e relações raciais. 

Atividades que tragam abordagem crítica das convenções sociais acerca da sexualidade ou da compreensão dos gêneros de modo a permitir que se trate com respeito os direitos do indivíduo como cidadã e cidadão podem ser inscritas nessa categoria. 


Relação étnico-raciais

O racismo tem uma história e a igualdade étnico-racial também se aprende na escola.  A nova educação que queremos apoiar certamente passa pela compreensão do peso que os estereótipos raciais têm na configuração do preconceito e da discriminação.

Debater os efeitos da desigualdade racial na vida das pessoas pode ser uma forma interessante de contribuir com a mudança nas relações sociais, sem as quais fica impossível o desenvolvimento da sustentabilidade que buscamos. 


"Uma comunidade não se baseia unicamente no senso de pertencimento, mas em laços emocionais que estimulam o arejamento e a tolerância das diferenças."  - Lee Plaisance.


Djane Borba

Líder Local WCD em Guararema, Brasil