Menu
australia 2024

Blog World Creativity Day

What happens in Cuiabá

Você está em Blog DMC > Cuiabá

Conheça os temas do WCD 2021: Design e Programação de tecnologia


banner dmc

O design e a tecnologia são duas áreas que sempre estiveram interligadas, isto porque toda tecnologia envolve um pensamento criativo e de design para a sua construção. Seja que tipo de tecnologia que for, para que ela se torne concreta, viável e tangível, ela necessita de ser pensada tendo em consideração o design dela.

Isto nos demonstra que diversas áreas sempre estão interligadas, ou mesmo, qualquer área, sendo você criativo, pode se conectar entre si, desde que encontremos uma utilidade e significado para construção dessas inter-relações.

 Assim, Design e Programação de tecnologia também são duas áreas que cada vez mais demonstram a necessidade delas para nosso mundo atual, quanto também de explorar as suas relações, entre ambas as áreas.

 Quando observamos hoje a profusão do uso de serviços tecnológicos, por exemplo, de soluções digitais, como aplicativos e softwares, notamos o quanto a programação computacional e o design estão presentes na construção deles. Enquanto a programação nos fornece a linguagem para que a tecnologia torna-se operacional enquanto um sistema, o design, auxilia na construção da interface, da experiência e da entrega desse serviço ou tecnologia .

 Temos como exemplos de áreas que utilizam o Design atualmente, associado a área de Tecnologia e Informação: Design Thinking, UX Design, Design Sprint, dentre outras. No campo da programação, por sua vez, vemos também diversas linguagens de programação, que ajudam a entregar essa experiência e tecnologia ao usuário, como Java Python, C++, dentre outras. 

 Muitas soluções temos construído através do Design e da programação de tecnologia. É um universo ricamente explorável, de inúmeras possibilidades e aplicações. Sendo assim, não podemos estabelecer fronteiras fixas para a nossa imaginação, podendo todos nós, usando a nossa criatividade encontrar novos modos e aplicações para a tecnologia e a construção experiência do usuário.

 Se na área do desenvolvimento de aplicativos e softwares é o campo mais comum para abordar essas inter-relações entre Design e programação de tecnologia, podemos buscar também outros caminhos mais amplos, que se somam a estes, como as áreas do cinema, dos games, da moda, das tecnologias sociais, dentre outras, como essas formas combinadas, que podem nos ajudar a ampliar as nossas possibilidades de uso da tecnologia e do design para o nosso cotidiano e sociedade.