Menu
são paulo 2020

Blog Dia Mundial da Criatividade

O que acontece em São Paulo

Você está em Blog DMC > São Paulo

World Creativity Day: Ter uma comunidade é mais importante do que ter um festival


banner dmc

“Os voluntários de Dia Mundial da Criatividade têm um papel fundamental nesse momento. Desde o início, quando se inscrevem para participar, eles demonstram grande interesse pelo tema. Agora, com esse desafio imposto pela pandemia do coronavírus, eles são articuladores capazes de mobilizar suas redes e comunidades para disseminar a importância da criatividade e mostrar que a programação do evento serve de inspiração para momentos como esse. A ação em si só não foi cancelada esse ano pelo comprometimento de todas as cidades envolvidas.”

O parágrafo acima, em tom de agradecimento e incentivo, é de autoria de Lucas Foster, idealizador do Dia Mundial da Criatividade. Prova do grau de engajamento na atual edição é que, comparada à edição de 2019, houve um aumento de 131% no número de voluntários. De 579 a quantia subiu para 1339 em 2020.

Há três principais razões para esse crescimento expressivo:

1 – O assunto criatividade tem sido tratado como uma habilidade crucial para esse era da automação. As pessoas precisam desenvolver habilidades sociais e o LinkedIn, o Fórum Econômico Mundial, grandes veículos e referências globais de lideranças como Barack Obama tratam da importância de desenvolver a criatividade. Como as pessoas estão sempre em busca de atualização curricular, acreditamos que muitos se voluntariaram para aprender um pouco mais e adquirir tais habilidades.

2 – A valorização da marca do Dia Mundial da Criatividade. Mais pessoas estão acreditando na marca e na relevância da data. Há um número de indivíduos que sabem que a ocasião traz eventos relevantes e conhecem a seriedade do evento, que possui proximidade com a ONU. Já que o momento não proporciona a chance de sair do país e o festival colaborativo ocorre em parte na cidade do voluntário/a e a pessoa se sente disposta a fazer acontecer.

3 – Responsabilidade social. As pessoas buscam se engajar e ter um propósito. O aumento no voluntariado voltado para a criatividade tem a ver com o fato de ser uma causa otimista e de construção de algo distante de situações graves no âmbito social por apresentar uma certa leveza que contribui para uma melhoria sensível no planeta.

Com vocês, depoimentos de alguns dos voluntários que se entregaram à causa do DMC:

f882ffe8_51ef_4207_9641_83b781f97ba2

“É um momento em que muitos estão passando por dificuldades. As pessoas não só pensam na reestruturação das empresas, mas também em como irão enfrentar a quarentena. Então, articulei com inspiradores para que sigam acreditando e para que entendam que o DMC será em formato de vídeo, mas que exatamente por isso vamos conseguir fazer o evento. As redes sociais vêm sendo nosso caminho para conversarmos. É também um momento de acolhimento e compreensão para que se engajem na causa, uma vez que entendem que é para um bem maior e que é hora de celebrar a vida. Atividades como o DMC aproximam em um período de isolamento e tornam a vida mais leve.” – Vanessa Kukul, de Caxias do Sul - RS.

916c73c4_5767_42e8_8284_903401e367e1

“Com a pandemia e a nova ordem social, acabei me juntando à causa maior do evento - que era manter as pessoas motivadas e criar uma alternativa ao evento presencial. Em reuniões com o Lucas, chegamos ao mote dos "ativistas da criatividade" e nos auto declaramos Criativistas. Atualmente estou dando suporte na mobilização e comunicação, especialmente por meio do Instagram e Whatsap. O mundo caminha para um movimento de pequenas forças que conectam-se a várias outras e criam uma grande força em detrimento das redes centralizadas que ainda dependem de pontos de concentração de poder, informação ou renda. Juntos, somos muito, muito fortes.” - Bernardo Magalhães Aquino, voluntário de Belém.