Menu
2022

Atividade

Reflexões sobre criatividade, sociedade e desenvolvimento

play

Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, faz uma reflexão sobre o papel da criatividade na sociedade, na economia e na cultura, destacando, entre outros aspectos, a visão do economista e ex-ministro da cultura Celso Furtado, que conectou a criatividade ao tema do desenvolvimento.

Saiba mais:

A criatividade é algo que se refere à própria essência do ser humano desde seus primórdios, na medida em que dela depende o próprio desenvolvimento das pessoas e dos processos culturais, científicos e tecnológicos. Assim, ela não se restringe a determinados campos ditos “criativos”, muito embora haja progressivamente a presença da noção de criatividade na agenda econômica ligada tanto às linguagens artísticas como a setores como gastronomia, moda, design, tecnologia etc. Vale lembrar, nesse debate, a contribuição do renomado economista e ministro da cultura Celso Furtado, que articulou a criatividade ao tema do desenvolvimento, evidenciando a relevância de dar amplitude a essas discussões.

Sobre o(s) Inspirador(es)

inspirer

Danilo Santos de Miranda

Diretor Regional do Sesc São Paulo. Especialista em ação cultural, é formado em Filosofia e em Ciências Sociais, tendo realizado estudos complementares na Pontifícia Universidade Católica e na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, e no Management Development Institute, em Lausanne, na Suíça.
Foi Presidente do Comitê Diretor do Fórum Cultural Mundial, em 2004, e Presidente do Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil, em 2009. Atua como Conselheiro em diversas entidades brasileiras, com destaque para o Museu Paulista, Bienal de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM-SP, Todos pela Educação e Conselho do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da Unifesp. Internacionalmente, integra o Comitê de Amigos da Art for the World, na Suíça, e é membro da International Society for Performing Arts – ISPA, nos EUA. Foi vice-presidente do ICSW – Conselho Internacional de Bem-Estar Social, de 2008 a 2010.

Reflexões sobre criatividade, sociedade e desenvolvimento

play

Conheça a agenda completa
do WCD Sao Paulo


Acesse agora

Conheça a agenda completa
do WCD World


Acesse agora