Menu
itaquaquecetuba

Blog Dia Mundial da Criatividade

O que acontece em Itaquaquecetuba

Você está em Blog DMC > Itaquaquecetuba

DMCITAQUA – Todos os inspiradores que estarão conosco no dia 21 de abril


banner dmc

O Dia Mundial da Criatividade (DMC) se aproxima e a programação para a primeira edição na região do Alto Tietê já está fechada. Mesas de debates, exposições e oficinas integram as atividades a serem realizadas no dia 21 de abril, das 10h às 18h, na Faculdade Itaquá, em Itaquaquecetuba-SP. A participação é gratuita - basta escolher a sua atividade e se inscrever no link abaixo INSCRIÇÕES

Ao longo do dia haverá duas mesas redondas. A primeira discutirá o tema “Criatividade, Tecnologia, Inovação a Serviço de Comunidades” e reunirá o músico, produtor e empreendedor Raphael Evangelista, o executivo e conferencista e ex-diretor do Istituto Europeo di Design (denominação em italiano) Victor Megido. A mediação ficará a cargo de José Roberto Caetano, editor-chefe da Revista Exame, da Editora Abril.

Na segunda mesa o tema será “Criatividade e Empreendedorismo como Oportunidades Geradoras de Ocupação e Renda”. Para o debate foram convidados o ex-secretário de Cultura e de Turismo do Estado de São Paulo, Romildo Campello e Maria Alice Gouveia, que já coordenou o curso de Pós-Graduação em Administração da Cultura na Fundação Getúlio Vargas (FGV). A mediadora será a executiva Ana Maria Magni Coelho.

O público poderá participar ainda de oficinas diversas como: videomaker,  tatuagem, o profissional do futuro, ações culturais e educacionais criativas nas redes sociais, entre outros.

O DMC Itaquá terá também exposições fotográfica, de grafite, robótica, peças de museu, performances de dança, diálogos femininos com música brasileira, autorais, poesia e contação de histórias.

 

Inscrições

Os interessados em participar no Dia Mundial da Criatividade – Itaquaquecetuba já podem acessar o hotsite conferir a programação completa e selecionar as atividades que deseja realizar. Tudo gratuito e para todas as idades.

 

O que é? 

No domingo, dia 21 de abril, 50 cidades em todo o Brasil terão uma programação aberta ao público para celebrar o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade). O evento que está em sua 4ª edição ganha neste ano uma edição também em Portugal, nas cidades de Lisboa, Porto e Entroncamento. A data que entrou para o calendário oficial das Nações Unidas em 2017 tem como objetivo fomentar e contribuir para uma agenda de inovação e desenvolvimento sustentável. 

No Brasil, a criatividade começou a ser celebrada alguns anos antes, pelas mãos do paulistano, Lucas Foster. Em 2014, Lucas que é fundador da ProjectHub e  idealizador do Prêmio Brasil Criativo, uma das principais referências em economia criativa do país, teve a ideia de comemorar a criatividade, com um evento gratuito que apresentasse a importância da inovação. “Nossa intenção desde que idealizamos o evento é democratizar e desmistificar a criatividade, encorajando as pessoas a utilizarem seu potencial criativo, buscando novas maneiras de lidar com antigas e novas questões, gerando recursos e soluções”, afirma Lucas. 

Com a resolução aprovada pela ONU estabelecendo uma data global para o World Creativity Day, a data que antes era celebrada no Brasil em novembro passou a ser em abril. E, o evento que nasceu em uma escola em São Paulo foi ganhando a cada edição mais adeptos. Neste ano serão 17 estados participantes, além de Portugal, Alemanha e Sérvia, com mais de 30 atividades internacionais e 37 horas de conteúdo nestes países. 

No Alto Tietê, a Faculdade de Itaquaquecetuba é a organização anfitriã para a realização do evento, a Rede de Economia Criativa Brasil (REC Brasil) é a liderança local trazendo 15 atividades com mais de 5mil vagas gratuitas. O evento conta com o apoio institucional da Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tietê (Adrat).

cartaz_inspiradores

 

Informações:

Dia Mundial da Criatividade

Liderança regional: Rose Meusburger – Rede de Economia Criativa Brasil

Contatos: [email protected]; [email protected]