Menu
fortaleza

Atividade

Criar para não Desperdiçar!

Data: 22/04 | 08:00
Duração: 13h
Anfitrião: Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Sobre a atividade:

CRIAR PARA NÃO DESPERDIÇAR!

 “Criação e desperdício, tomados como focos temáticos para as atividades do Dia Mundial da Criatividade CCG/Pós Graduação Unifor, é uma ideia provocadora que reúne duas perspectivas aparentemente excludentes, mas que aos nossos olhos são desafiadoras e intrinsecamenterelacionadas. O desperdício nos faz pensar no que se perde, no que se gasta, nos esforços em vão, no tempo perdido. Nessa perspectiva, desperdício é o que deixamos de fazer, de aproveitar, de oportunizar a nós mesmos e aos outros. Quantos talentos são desperdiçados por falta de estimulação? Quantas boas ideias ficam sem encaminhamentos? Quantas possibilidades se distanciam das inovações de que a sociedade precisa? O desperdício de criatividade é algo que queremos problematizar e debater nesse evento. O desperdício também pode ser pensado por outra perspectiva, que não pressuponha que tudo o que se faz e pensa precisa resultar em algo. A orientação produtivista faz com que tomemos os protótipos que não resultaram em produto, as experiências que deram certo e os exercícios diletantes de pensar e criar como fracassos. O que buscamos ressaltar com a temática do desperdício é que criar é uma propriedade do espírito humano e que a maior parte dos esforços criativos não tem outro objetivo, senão ser um caminho para manter esse espírito ativo.Ócio, mindfulness, meditação, ginástica cerebral e exercícios de auto-conhecimento são exemplos de experiências que, se olhadas pelo viés produtivista, não resultam em nada a não ser em desperdício. Mas desperdício seria privar a nós mesmos de alcançar estados mentais mais elevados, que nos levem a enxergar o mundo e a nós mesmos de outras maneiras além das usuais. Queremos então falar do desperdício, no seu duplo sentido, em busca de alcançar o potencial das discussões que as duas perspectivas podem ensejar.” - Marina Figueiredo.

Curadoria do Evento: Danielle Coimbra e Marina Figueiredo

FORMATO EVENTO - ILHAS DE ATIVADORES CRIATIVOS:

O evento será organizado em torno das teorias sobre ativadores criativos. Aqueles mais conhecidos (Turbilhão de ideias; Busca interrogativa; Analogia não usual; Solução criativa de problemas; Metamorfose total do objeto; e Análise recriadora de textos) irão os espaços e as atividades do evento em “ilhas” (lugares física ou simbolicamente delimitados) relacionadas a cada um desses ativadores.

ILHAS DE CRIAÇÃO:

1) ILHA METAMORFOSE

 - Laboratório do Nada: um espaço inspirado no pensamento de Feyraband, que privilegia a ideia do contra método e do pensamento livre como artefatos para criação e inovação.

Horário: 9 às 11 horas

Vagas:  15

Local: Sala I17

Inspiradores:

Prof. Lucinda Maria Martins Tavares - Especialista em Marketing pela UNIFOR (1992) e em Comunicação Social - Propaganda também pela UNIFOR ( 1997). Especialista em negócios pelo IBMEC-RJ (2003). Atualmente é professora da UNIFOR, atuando nas áreas de mídia e marketing. Atuando no mercado publicitário cearense há mais de 25 anos, como gestora comercial/marketing nos grandes grupos de Comunicação como Sistema Verdes Mares, Sistema Jangadeiro e Grupo O POVO de Comunicação. E-mail: [email protected] / Telefone: 3271-1707 / 99991-1707

Prof. Davi de Castro Rocha - Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UNIFOR (2009) e mestrado em Administração e Controladoria pela UFC (2012). Atualmente, é professor titular da Faculdade 7 de Setembro e sócio-fundador da empresa Logovia. Tem experiência na área de Comunicação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: comunicação visual, design gráfico, novas tecnologias, marketing digital, consumo e confiança online. E-mail: [email protected] / Telefone: 98157-0232

Prof. Xênia Diógenes Benfatti -  Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1989), especialização em Planejamento Educacional pela UFC (1999), mestrado em Educação pela UFC (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará(2011). Atualmente é professora titular e assessora pedagógica da UNIFOR, desenvolve pesquisas nas áreas de formação de professores, avaliação curricular, currículo integrado, políticas públicas, direitos humanos e cidadania. E-mail: [email protected] / Telefones: 3267-7703 / 98798-7703.

2) ILHA ANÁLISE RECRIADORA

 - Oficina Criatividade e Prototipagem: essa oficina irá desenvolver alguns dos preceitos metodológicos do design thinking, que é um ferramenta estético técnica aplicada à  diversas áreas na solução de problemas.

Horário: 8h às 11h

Vagas:  25

Local: Sala H77

Inspiradores:

Prof. Tarcísio Bezerra Martins Filho - Graduado em Comunicação Social pela UNIFOR (2010) e mestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ (2013). Atualmente é professor da Faculdade 7 de Setembro e professor da UNIFOR. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design gráfico e tipografia. E-mail: [email protected] / Telefones: 3219-6439 / 99815-5555

Prof. Grace Trocolli Vitorino - Graduada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Estadual do Ceará (1986), mestrado em Educação pela UFC (1994) e doutorado em Educação pela UFC (2002). Atualmente é professora titular da Universidade de Fortaleza e conselheira do Conselho Municipal de Educação - Fortaleza. Coordena o Programa de Avaliação Institucional Interna da UNIFOR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Psicologia, Família, Corpo, Leitura, Literatura, Audiovisual, Pesquisa e Avaliação. E-mail: [email protected] / Telefone: 99645-9494 

Prof. Adriana Helena Santos M. da Silva - Graduada em Letras pela UECE, possui especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem pela UFC, é Mestre e Doutoranda em Ciências da Cultura pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro- UTAD em Portugal. Desde 2003, é professora da UNIFOR dos Cursos de Publicidade e Propaganda e Graduação tecnológica em Eventos. Atua como Chefe de Programação da TV UNIFOR (TV universitária) e Coordena a Célula de Eventos do Núcleo Integrado de Comunicação-NIC da UNIFOR. Tem experiência na área de Comunicação e Cultura atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura e Desenvolvimento, Gestão e produção Cultural, Produção Publicitária e de TV. Desde Abril de 2018, atua também como Avaliadora Institucional do MEC. E-mail: [email protected] / Telefone: 3278-2164 / 99626-0032. 

3) ILHA TECENDO TEIAS 

- Oficina Espalhe Criatividade: O que é criatividade, como surgem as ideias, como alimentar a criatividade, os sabotados da criatividade, a criatividade na resolução de problemas e tomada de decisões.

Horário:  9 às 11h

Vagas:  25

Local: Bloco B

Inspiradora:

Monike Oliveira: Com formação Design pelo Centro de Design do Ceará - CDC, em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Estácio - FIC e em Design Estratégico pelo Istituto Europeo di Design - IED. É sócia-diretora do Studio Abracadabra, consultoria criativa que fundou no ano de 2008 em Fortaleza. Ao longo dos últimos 15 anos têm atuado na estratégia e criação de projetos de branding e design. Fez parte da equipe vencedora do prêmio ECODESIGN da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo- FIESP em 2000. Com o Studio Abracadabra ganhou destaque em ao receber os Prêmios Brasil Design Awards (2009), IDEA Brasil (2014), Lusos (2014), Red Dot Communication Awards (2014) e o iF Design Award 2015 e ter um de seus projetos selecionados para a Bienal Brasileira de Design 2010. Hoje, além da Abracadabra, é sócia na empresa de moda K. Uma marca de moda com o conceito "Allblack".

- Oficina Competitivade na empresa e na vida inspirados na criatividade artistica: Roda de conversa a sobre como a criatividade artistica impacta nos resultados das empresas e da vida.

Horário:  15 às 17h

Vagas:  30

Local:  Praça da Pós Graduação

Inspirador

Pablo Manye - artista plástico, com exposições nacionais e internacionais, individuais e coletivas. Professor Adjunto Efetivo da Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutor em Artes por Notório Saber pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Pós-Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP). Criador da Aula-Luz, para um ensino vivencial da Cor, assistida, até 2016, por mais de 2.500 alunos. Criador da ciência integradora da cor, Cromologia (primeira publicação em 2014). Fundador e Presidente Ad honorem da Fundação filantrópica espanhola Art and Life. Curador de exposições no Brasil, Espanha, Estados Unidos, França e Portugal. Fundador da revista virtual de Arte, Stylusart, que chegou a ser a segunda mais lida em língua espanhola e que esteve ativa com atualizações diárias entre 2002 e 2009. Faz parte, como professor pesquisador, da Cátedra-UNESCO Chair in Paleontology and Protection of the Natural Heritage in Geoparks and Protected Area. Tem recebido diferentes prêmios e reconhecimentos, dentre eles a comenda de Cavaleiro da Imperial Ordem Hispânica de Carlos V, em 2015.

 

- Oficina: Bordar e Narrar é só começar: Trabalho criação e tradução entre linguagens narrativas e do bordado para promover reflexes como dispositivo criativo.

Inspiradores:

Prof. Alessandra Marinho Bouty - Mestre em Comunicação pela UFC (2018), na linha Fotografia e Audiovisual, com foco em Tradução Intersemiótica, Especialista em Comunicação e Novas Tecnologias (2005) e graduada em Publicidade (2001) e Fonoaudiologia (1994) pela UNIFOR. Atualmente é professora do curso de Publicidade da Unifor e, desde 2002, é também Gestora da Agência Experimental de Publicidade do Núcleo Integrado de Comunicação - NIC da Unifor, tendo coordenado todo o Núcleo ao longo de 2015. Desenvolve de forma autônoma o projeto Alebouty Comunicação e Design Gráfico, com atuação em planejamento estratégico, design gráfico, identidade visual corporativa, criação publicitária e produção gráfica. Apresenta experiência nas áreas de Comunicação e Design, com especial dedicação às áreas de criação publicitária, design gráfico, fotografia, eventos e orientação de estágio em agência experimental de publicidade. E-mail: [email protected]Telefones: 3241-3887 e 98874-7522.

Coletivo Avesso: 
Entendendo o bordado como um gesto artístico, político e poético, o Coletivo Avesso iniciou em 2018. É composto por três mulheres artistas-bordadeiras, que costuram caminhos e possibilidades diversas para o bordado. Com o objetivo de tecer um olhar além da técnica e do fazer artesanal, as ações do Coletivo se configuram como ocupações e intervenções no meio urbano, intencionando o estar junto para produzir espaços de conversas em coletivo. O Coletivo Avesso busca lançar um olhar para o bordado como um gesto e dispositivo de criação e intervenção. 
@FLANRODRIGUES 
@LAUBORDANDO 
@UIUFARIAS

Horário:  18-21h

Vagas: 30

Local: Bloco B

4)  ILHA NEGÓCIOS SOCIAIS

O Escritório de Gestão Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) irá abrir suas portas para apresentar seus produtos e serviços. Um momento interessante para tomar um café, fortalecer parcerias e socializar ideias sustentáveis e empreendedoras. 

Horário: 8 às 11h

Vagas: 25

Local: sala R11

Inspiradores:

Prof. Rogério Nicolau de Barros - Mestre em Administração de Empresas, possui especialização em Marketing pela UNIFOR (2005), graduação em Administração também pela UNIFOR (2003). Atualmente é professor auxiliar da Universidade de Fortaleza das disciplinas: Gestão ambiental e Teoria Geral da Administração, trabalho de conclusão de curso (TCC2), empreendedorismo e intercursos 2. Responsável pelacoordenação do programa de capacitação em Gestão Financeira dos participantes crediámigo parceria entre BNB e Unifor além do programa de inserção social por meio da alfabetização de adultos no Dendê. Coordena desde 2012 o Escritório de Gestão Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) da Universidade de Fortaleza. no EGES tem desenvolvido projetos de amplo impacto como Aluno Hoje Empreendedor Amanhã parceria com o Banco do Nordeste que disponibiliza recursos para alunos e ex-alunos empreenderem. além do projeto Você Empreendedor que consiste na publicação de fascículos voltados para o empreendedorismo e distribuídos pelo Diário do Nordeste. Além disso, desenvolve uma série de projetos para instituições públicas e privadas ligadas a qualificação, empreendedorismo e sustentabilidade. E-mail: [email protected] / Telefone: 98809-0756

Prof. Plácido Aderaldo Neto - Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Professor Assistente H da Universidade Regional do Cariri, Professor cedido para UECE, Articulador de novos projetos institucionais do Instituto de Estudos e Projetos - IEPRO, Diretor Executivo do TECPARQUE - UECE, Presidente da Câmara de Inovação e Tecnologia da UECE e Professor Horista da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Professor da Disciplina Intercursos - UNIFOR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional de Instituições do Ensino Superior, Administração com ênfase em Empreendedorismo. Trabalha também os temas antropológicos ligados a filosofia e a saúde, e sociológicos em educação, saúde, direito e responsabilidade social. Atuação em Projetos de Sustentabilidade e Eficiência Energética e Tecnologia e Inovação. Presidente da Câmara de Inovação e tecnologia da Universidade Estadual do Ceará. E-mail: [email protected] / Telefone: 99104-9405

Prof. Aíla Maria Leite Sampaio - Doutora em Literatura Comparada (Literatura e Cinema) pela UFC (2018). É graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1991), tem Especialização em Língua portuguesa também pela UECE e Mestrado em Letras pela UFC (1996). Atualmente é professora (20h) da Secretaria de Educação do Ceará, (com lotação como Professora de Artes no Centro de Educação para Jovens e Adultos Professor Gilmar Maia de Souza) e Professora Assistente 5 da UNIFOR, onde Coordenou o Curso de Letras, trabalhou como Assessora Pedagógica do Centro de Ciências Jurídicas e do Centro de Ciências Humanas e foi, durante 10 anos, Editora da Revista de Humanidades. Atualmente, é professora dos Cursos de Administração, Jornalismo, Publicidade, Estética e Cosmética e Cinema e Audiovisual. No Curso de Cinema, coordena os Trabalhos de Conclusão de Curso. Atua principalmente nas seguintes áreas: literatura, cinema, storytelling,oficina de criação literária, português instrumental e produção de artigos científicos. É escritora, crítica literária e faz parte da Academia de Letras e Artes do Nordeste (Ceará). E-mail: [email protected] Telefone: 99744-7287

Prof. Hermínia Ma. Lima da Silva - Graduada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (1987). Mestra em Letras (1997) e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2016). É professora assistente da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Ministra as disciplinas de História da Arte e Produção de Texto nos Cursos de Arquitetura, Design de Moda e Comunicação. Na Unifor coordena também o Projeto Educação e Saúde na Descoberta do Aprender, projeto de extensão universitária de responsabilidade
social que atua junto a pacientes renais em três clínicas de hemodiálise de Fortaleza. É pesquisadora do PROTEXTO, grupo de pesquisa do programa de pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Ceará. Como coordenadora pedagógica integrou, em 2013, a equipe do Porto Iracema das Artes, Escola de Formação e Criação do Ceará, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ambos filiados ao Instituto de Arte e Cultura do Ceará - IACC. E-mail:[email protected] / Telefone: 3247-1834 / 98815-7737 / 99626-4911


 - Palestra Empreendedorismo Social: Conferência que abordará a necessidade de mudança paradigmática de se gerir os negócios, bem como fomentar a criação de novos projetosna área de empreendorismo social.

Inspiradora: 

Ticiana Rolim Queiroz. É formada em Administração de Empresas pela UNIFOR e tem MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. É Diretora Comercial e de Marketing da C. Rolim Engenharia, empresa reconhecida pelo forte trabalho nas áreas de Responsabilidade Social e de Sustentabilidade, com empreendimentos premiados com troféus como o Millenium Award em Inovação e Tecnologia e com certificações nacionais e internacionais, como a LEED Corte&Shell e o Selo de Etiqueta Procel de Eficiência Energética, entre outros. Ainda na C. Rolim Engenharia, Ticiana idealizou o Projeto Ser do Bem, que incentiva a prática e divulgação de ações do bem. Também atua como conselheira da EDISCA, do Instituto Beatriz e Lauro Fiúza (IBLF), da Escolinha SOL e do Negócio de Impacto Acreditar Microcrédito, sendo ainda Diretora do LIDE Solidariedade e idealizadora do Fundo de investimento em impacto Somos Um.

Horário: 19h às 20h40

Vagas: 300

Local: Teatro Celina Queiroz

5) ILHA TEDX 

- TED O futuro da Educação: A mini conferência O futuro da Educação é um passaporte para um destino incerto, que busca tomar o passado como retrovisor e presente como ponto de partida para as mudanças na educação.

Horário: 8 às 11h

Vagas: 150

Local: Auditório A 4

Inspiradora:

Prof. Marina Dantas de Figueiredo Doutora e Mestre em Administração pelo Programa de 
Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGA/EA/UFRGS, Bacharel em Administração pela Universidade de Pernambuco. Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza, na área de Organização e Sociedade. Coordena equipe de pesquisa em Estudos sobre História, Renovação, Inovação e Tradição do Patrimônio Cultural (HERIT), com financiamento da Fundação Edson Queiroz. É vice-líder do Grupo de Estudos Organizacionais do Semi Árido (GEOSÁ). Orienta alunos de mestrado e doutorado acadêmico. É parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Seus estudos abordam a relação das organizações com o ambiente, natural e cultural, a partir de uma perspectiva epistemológica pós-estruturalista. Seus interesses atuais de pesquisa estão relacionados a dois eixos principais, a saber. 1) Práticas culturais e o organizar, no qual se articulam os seguintes temas: tradição e renovação cultural, transmissão de saberes-fazeres tradicionais, cultura imaterial e patrimônio, inovações à gestão do patrimônio cultural, sustentabilidade do patrimônio cultural, paisagens e patrimônio. 2) Natureza e organizações, no qual se articulam os seguintes temas: ecologia e paradigmas alternativos para a relação organização-ambiente, a perspectiva do habitar, risco e consequências da atividade organizacional, alternativas ao desenvolvimento. E-mail:[email protected]Telefone: 99623-0275.

 

 

 

Sobre o Inspirador:

inspirer

Danielle Coimbra e Marina Figueiredo

Danielle Coimbra é graduada em Administração de Empresas, especializada em Comércio Exterior e Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Doutoura em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Produções vinculadas às áreas de Gestão, Meio Ambiente e Educação Ambiental. Atualmente estou à frente da Diretoria do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão da UNIFOR.

Criar para não Desperdiçar!

Data: 22/04 | 08:00
Duração: 13h
Anfitrião: Universidade de Fortaleza - UNIFOR
Endereço: Av Washington Soares 1321
Encerrado dia 23/04/19

Conheça a agenda completa
do DMC Fortaleza


Acesse agora

Acesse as novidades
da sua região


Acesse o Blog