Menu
florianópolis

Atividade

Uma breve história da luz arquitetônica - da pré-história até hoje

Data: 21/04 | 16:00
Duração: 1h
Anfitrião: Sebraelab SC

Sobre a atividade:

De 7 até 70 anos. Demonstração de uso de uma câmera obscura como os grande maestros do renascimento. Quero demostrar que a luminografia é uma nova forma de pensar a iluminação urbana. Sem poluição luminosa, baixo consumo, até 65%, permanente.

Sobre o Inspirador:

inspirer

Gaspare Di Caro

Gaspare Di Caro é um luminógrafo cuja ambição é unir arte e luz, além de diminuir a poluição luminosa.

Para isso, ele usa uma antiga técnica que permite projetar imagens medidas e desenhadas com uma câmera escura. Esse tipo de câmera era usado no passado por grandes mestres da pintura, como Leonardo da Vinci, Michelangelo Caravaggio e o arquiteto Fillipo Brunelleschi. Com essa técnica, Gaspare Di Caro projeta luz em um espaço perfeitamente delimitado, como se fosse feito sob medida, reduzindo o máximo possível a poluição luminosa.

Os projetores desenvolvidos e usados por Di Caro são discretos, de baixo consumo energético, têm dimensão e peso reduzidos, e podem ser usados permanentemente.

Embora seja uma técnica antiga, a luminografia é totalmente voltada para o futuro. Ela nos faz repensar a iluminação urbana.

Alguns dos trabalhos de Gaspare Di Caro são considerados obras-primas, como a iluminação do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O artista deu, pela primeira vez, um rosto ao monumento.

Gaspare Di Caro é chamado de “pintor da luz” na Espanha.

Uma breve história da luz arquitetônica - da pré-história até hoje

Data: 21/04 | 16:00
Duração: 1h
Anfitrião: Sebraelab SC
Endereço: SC 401, Km 1 Lote 2, Parque Tecnológico Alfa, João Paulo, Florianópolis - SC 88030-000
Encerrado dia 22/04/19

Conheça a agenda completa
do DMC Florianópolis


Acesse agora

Acesse as novidades
da sua região


Acesse o Blog