Menu
duque de caxias

Blog Dia Mundial da Criatividade

O que acontece em Duque de Caxias

Você está em Blog DMC > Duque de Caxias

Inovação e Criatividade na Centralidade das Propostas para o Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural de Duque De Caxias!


banner dmc

A Criatividade no desenvolvimento local passa por reconhecer que mudanças urgentes que precisamos realizar não podem ser implementadas somente a partir da Educação formal como preconizam organismos internacionais.

É conhecida a frase: “Escolas do século 19, professores do século 20 e alunos do século 21”. Há uma grande defasagem entre o ensino e a realidade imposta pela tecnologia. A eduçação formal centrada em conteúdos, como ferramenta para rápidas mudanças não pode mais, sozinha, dar conta de nossas necessidades. As Escolas precisam ensinar a pensar, desenvolver a criatividade e a inovação. Um aluno que entre no ensino básico hoje se tornará doutor em 2024! Alguém tem ideia de como será o mundo em 2024? Estamos formando jovens para um mundo que não existe mais!

A Prefeitura de Duque de Caxias percebe o desafio e começa a tomar iniciativas na direção de uma cidade moderna. Um delas é o Projeto Cidade Inteligente, com investimentos de 25 milhões incluindo aquisição de 500 câmeras de monitoramento. Outra o Programa Caxias Criativa, da Secretaria de Cultura e Turismo.

Um grande Programa de Media Arts pode colaborar para um novo posicionamento do município, desta vez centrado na Inovação e na Criatividade (Artes com forte papel gerador) principalmente entre os jovens da cidade (segundo o IBGE a maior população está entre 20 e 24 anos).

Mas, se por um lado inovação e criatividade podem mudar mentalidades, por outro podem trazer vantagens para a economia local mudando sua matriz econômica baseada nos últimos 50 anos na indústria poluente para uma outra centrada no desenvolvimento sustentável. Caxias pode liderar um grande polo de Economia Criativa reverberando pela Baixada desenvolvendo Estúdios de Jogos Eletrônicos, Audiovisual e Artes Aplicadas, proporcionando um novo ciclo de desenvolvimento sustentável na região.